quinta-feira, 14 de março de 2013

Receita: Souflê de legumes

   Hoje venho compartilhar com vocês uma receita muito tradicional da cozinha francesa e que muitas pessoas tem dificuldade em fazer. Estou falando do famoso souflê! Há vários tipos, basicamente a base da receita é a mesma e você só muda o recheio. O souflê é conhecido por ser leve e bem aerado graças as claras em neves, mas a maior dificuldade está exatamente em deixar ele bem aerado. Escolhi fazer um de legumes por ser o preferido da minha família. Então vamos aos ingredientes.


















Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de leite morno
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
125 gr de queijo parmesão ralado
3 ovos
1 colher de chá de fermento quimico em pó
250 gr de vagem cozidas e picadas
250 gr de cenoura cozidas e picadas
100 gr farinha de rosca

Modo de preparo:

     Para a primeira parte vamos cozinhar a vagem e a cenoura, acrescente um pouco de sal. Depois vamos picá-las em cubos pequenos e reservar até esfriar. Separe a clara e a gema do ovo e bata as claras em neves.
   Agora vamos preparar nossa 'massa' do souflê. Primeiro vamos usar a cebola picada em cubos, a manteiga e a farinha de trigo.


     Vamos derreter a manteiga e adicionar a cebola e ficar mexendo até que ela fique dourada, se for a sua primeira vez fazendo isso aconselho fazer no fogo baixo para não correr o risco de queimar as cebolas, quando estiver no ponto que está na foto abaixo vamos adicionar a farinha e mexer até ficar parecendo uma massinha e vamos deixar dourar novamente.

     Após dourar nossa massinha vamos adicionar o leite, é muito importante ele estar morno, se você colocar ele gelado há possibilidade de ficar empelotado. Mexa até ele engrossar e ficar no ponto como mostra a foto abaixo parecendo um creme espesso.


     Assim que ficar no ponto desejado vamos desligar o fogo, adicionar as gemas, 100 gr do queijo parmesão ralado, nossos legumes e vamos misturar tudo.


     Agora vem a parte mais importante, vamos bater a clara em neve com uma batedeira normal e vamos adicionar na nossa massa. Porém na hora de misturar é onde está todo o segredo! Você tem que ser delicado, fazendo movimentos leves de baixo para cima apenas para encorporar as claras em neves na massa, se você misturar ela com força e rápido você vai perder todo o ar das claras em neve e seu souflê não vai ficar aerado. Por fim vamos misturar o fermento e novamente vamos misturar com cuidado.


     Pronto, nossa massa já está pronta. Vamos pegar uma forma que no meu caso estou usando um pirex redondo de vidro, untar com óleo e a farinha de rosca. Adicione a massa dentro da nossa forma e para finalizar coloque por cima uma mistura do parmesão com a farinha de rosca como mostra a foto.






     Hora de ir para forno que já deve estar pré aquecido em 180ºC e deixar ele assar por cerca de 30 a 40 min, esse tempo vai depender muito do forno que você tem na sua casa.

     Aqui está nosso souflé de legumes finalizado, repare nas bolinhas de ar que ficam na massa depois de assada, é ai que esta todo o segredo da leveza do souflé. Espero que tenham gostado e que repitam nossa receita em sua casa.






Bom apetite.

Ficou com alguma dúvida, tem alguma critica ou sugestão? Deixe um comentário que iremos responder com o maior prazer. Você também pode nós seguir no twitter através do @gastromaniacooo, se você gosta de fotos de comidas dê uma passada no nosso instagram pelo @gastromaniaco e curta nossa página no facebook através do www.facebook.com/gastromaniacoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OCIOSO!