quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dessalga de bacalhau

É, chegando na Sexta Feira Santa e todo mundo corre pra comprar bacalhau! Aqui vai uma dica rápida de como dessalgar seu bacalhau para que ele fique certo pra sua receita, vale lembrar que não há necessidade de tirar TODO o sal do bacalhau, se não ele perde sua característica, pessoal, ainda dá TEMPO de preparar o seu, então, vamos lá!



1) Se seu bacalhau for uma peça muito grande, o primeiro passo é corta-los em pedaços menores pois facilita no dessalgue.

2)Pegue seu bacalhau e lave-o em água corrente para retirar todo o sal da camada exterior. Já é valido retirar algumas espinhas superficiais e a pele caso queira.

2) Coloque os pedaços de bacalhau em um recipiente e mergulhe em água com gelo, pode colocar água em abundancia pois assim o sal se dissolve em todo o líquido, reserve na geladeira por 12 horas. Se puder troque de água 2 vezes. Caso seu bacalhau seja um filé alto, irá demandar mais tempo para dessalga, caso seja as lascas gira em torno de 6~8 horas.

3) Passado as 12 horas, troque a água novamente e coloquei mais gelo, assim mantendo a temperatura do peixe. Espere mais 2 horas e prove a água do bacalhau, caso esteja na dúvida, tira uma lasquinha e prove do mesmo. Lembrando mais uma vez que não há necessidade de tirar todo o SAL pra não perder a "graça" do bacalhau. Caso esteja no seu gosto, escorra a água e faça sua receita!

Simples não? O único problema é que a dessalga demora um pouco, eu particularmente prefiro usar as lascas do bacalhau, muito mais rápido de dessalgue e não é aquele preço $$ abusivo, afinal a demanda é grande e os supermercados sobem e MUITO o preço! Quem quer rir, tem que fazer rir.
Bom, aproveitando para falar de preços, acabei de ver no noticiário que o preço da sardinha caiu, se antes encontrada da R$9,00 agora pode-se encontrar por R$4,00 no Mercado de Pinheiros SP, um peixe muito gostoso e que tem muito mais benefícios (ômega 3, proteínas, vitaminas) do que o Salmão Chileno de cativeiro, mais conhecido como a Galinha do Mar! Quem sabe esse seja o tema de um futuro Post? :)

Pessoal, também segue um LINK informativo sobre como dessalgar o bacalhau. "
Boa noite e bom feriado a todos.




Ficou com alguma dúvida, tem alguma critica ou sugestão? Deixe um comentário que iremos responder com o maior prazer. Você também pode nós seguir no twitter através do @gastromaniacooo, se você gosta de fotos de comidas dê uma passada no nosso instagram pelo @gastromaniaco e curta nossa página no facebook através do www.facebook.com/gastromaniacoo
Fonte https://www.youtube.com/watch?v=8SMZePtp4aA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OCIOSO!